domingo, maio 28, 2006

Sentimento Amigo

Tenho amigos que não sabem
o quanto são meus amigos
Não percebem o amor que lhes devoto
e a absoluta necessidade que tenho deles

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor.
Eis que permite que o objeto dela
se divida em outros afectos,
enquanto o amor tem intriseco o ciúme,
que não admite a rivalidade.

E eu que poderia suportar, embora sem dor,
que tivessem morrido todos os meus amores,
mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!
Até mesmo aqueles que não percebem
o quanto são meus amigos e o quanto minha vida
depende de suas existências...

A alguns deles não procuro,
basta-me saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja
a seguir em frente pela vida.

Mas, porque não os procuro com assiduidade,
não posso lhes dizer o quanto gosto deles.
Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica
e não sabem que estão incluídos ...

(Trecho retirado do poema de Vinícius de Moraes)

Nenhum comentário: