sexta-feira, janeiro 13, 2006

Sexta-Feira 13....

Esta data não me amedronta, contundo, o mesmo não acontece, com muitas e muitas pessoas supersticiosas, que evitam gato preto, passar debaixo de escada, sentar à mesa com mais doze convidados (somando treze), quebrar espelho ... tudo o que já povoa a imaginação dos supersticiosos ganha força neste dia batizado de "dia do azar". eu particularmente, me considero pouco, mas pouco mesmo... superstisiosa, entretanto o meu dia hoje, não começou lá muito bem, pois acordei às 11:30 da manhã... podem acreditar! Perdi a hora, já que iria começar o trabalho às 10:00 hs... simplesmente o despertador não funcionou, fiquei logo stressada, para variar, pois não costumo chegar atrasada, e nem tão pouco gosto deste tipo de situação..., o importante é que fui trabalhar... e abri o Clube de Vídeo, o bom é que resido próximo ao trabalho, o restante do meu dia foi realmente ótimo... Lol

Mas por que a sexta-feira 13 virou motivo de medo e preocupação,por que a data é tão mal vista?
Na bíblia - Uma das razões de se ter criado o mito da sexta-feira 13 parece estar ligada à história da Bíblia. Segundo o Padre João Fagundes, da Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora, o Novo Testamento conta que Jesus Cristo, na Última Ceia, sentou-se à mesa com os apóstolos, que ao todo, incluindo Jesus, eram 13. Muitas pessoas consideram Judas o 13º apóstolo, justamente quem entregou Jesus e o levou à morte na Sexta-feira da Paixão. Assim, graças ao episódio bíblico, a sexta-feira 13 passou a ser lembrada como um dia fatídico, ligado à morte.

O número treze, em muitos lugares do mundo, em especial no ocidente, representa a símbolo de mau agrouro. Na Europa, por exemplo, grande parte dos hotéis não possui o 13º andar, pulando do 12º ao 14º na numeração.

2 comentários:

Ana Santos disse...

Olá,
Não ligo a essas coisas do dia 13 ou de 13 pessoas à mesa.
E os outros dias que correm mal e não são 13?
Beijinhos,
Ana e tesourinho + anjinho

Musa disse...

Também não sou supersticiosa e de facto foi mais uma sexta-feira 13 que passou sem nada a assinalar... Nem me aconteceu nada mau, nem me saiu o euro-milhões!!! Buáaaaa!!!
Beijinhos e boa semana!
Musa